Sinclair ZX Spectrum

Sinclair ZX Spectrum
750px_sinclair_zx_spectrumSinclair_ZX_Spectrum_1Sinclair_ZX_Spectrum_2Sinclair_ZX_Spectrum_3
Desenvolvedor : Sinclair Research
Lançamento:
Descontinuado:
Mídia : 16 KiB
Sistema operativo : Sinclair BASIC
Microprocessador : Zilog Z80-A, 3,5 MHz
Memória: 16 – 48 KiB
Preço Inicial: 125£ (16 KiB), 175£ (48 KiB)
Sucessor: Sinclair ZX Spectrum Plus
Proprietário Entrajuda
Localização Banco de Equipamentos

História

Sinclair ZX Spectrum foi um dos mais influentes microcomputadores europeus de 8 bits durante a década de 1980. Foi lançado em Inglaterra em 1982 pela companhia Sinclair Research. Em Portugal a sua distribuição começou a ser feita pela Triudus e logo a seguir pela Landry (que foram os primeiros a fornecer manuais em português). No Brasil, a empresa Microdigital produziu o TK-90X, um clone do modelo inglês, e o TK 95, um modelo cuja principal diferença era ser equipado com um teclado semiprofissional (com design claramente inspirado no Commodore Plus/4).

Baseado num processador Zilog Z80-A a 3,50 MHz com 16 KBytes de ROM, o Spectrum estava disponível em duas versões, uma com 16 Kbytes de RAM e outra com 48 Kbytes. Era possível expandir internamente o Spectrum 16 Kb para 48 Kb através da adição de 8 chips de memória e mais uns chips de controle.

O desenhador do hardware foi Richard Altwasser da Sinclair Research e o software (em ROM) foi escrito por Steve Vickers por contrato para a Nine Tiles Ltd, os autores do Sinclair BASIC. O responsável pela aparência final do Spectrum foi o designer industrial Rick Dickinson da Sinclair Research.

Modelos

O Spectrum foi lançado em 9 modelos diferentes, começando pelo Sinclair ZX Spectrum com 16 KiB de RAM em 1982 até ao Sinclair ZX Spectrum Plus3B com 128 KiB de RAM e uma drive de diskettes embebida em 1987. Em conjunto foram vendidas até 5 milhões de unidades por todo o mundo.
Apresentam-se em seguida a lista de todos os modelos do Spectrum por ordem cronológica e de acordo com os seus desenvolvedores:

  • Desenvolvedor: Sinclair Research
    1. Sinclair ZX Spectrum 16 KiB (1982);
    2. Sinclair ZX Spectrum 48 KiB (1982);
    3. Sinclair ZX Spectrum Plus (1984);
    4. Sinclair ZX Spectrum 128 (1985).
  • Desenvolvedor: Amstrad
    1. Sinclair ZX Spectrum Plus2 (1986);
    2. Sinclair ZX Spectrum Plus3 (1987);
    3. Sinclair ZX Spectrum Plus2A (1987);
    4. Sinclair ZX Spectrum Plus2B (1987);
    5. Sinclair ZX Spectrum Plus3B (1987).

Manual

No seguinte link apresenta-se, em inglês, uma versão online resumida do manual de BASIC relativo ao Sinclair ZX Spectrum: manual. Este descreve, em detalhe, os comandos que podemos ou não realizar num determinado contexto e expõe exemplos no decorrer da explicação.
No fim do manual encontram-se ainda alguns apêndices que falam acerca do teclado e do ecrã. Além disso, também englobam um conjunto de programas-exemplo.

Periféricos

Encontram-se de seguida alguns dos periféricos que foram produzidos para o Sinclair ZX Spectrum:

  • Módulo de Sons Electrónicos
  • Sinclair_ZX_Spectrum_modulo_som_1Sinclair_ZX_Spectrum_modulo_som_2

    Este módulo permitia aos programas incluir instruções que interagiam com o som.

  • Interface do Protocolo AGF de Controlador de Jogos
  • Interface do Protocolo AGF de Controlador de Jogos

    Este adaptador permitia ao utilizador customizar que teclas do teclado é que mapeavam para o joystick. Estes mapeamentos eram realizados colocando-se pequenos pinos de plástico nos orifícios apropriados de uma placa perfurada (pegboard). Após fazer o mapeamento, virava-se a placa perfurada e prendia-se no lugar. Os pinos que tinham sido postos acabavam consequentemente por fazer sobressair a membrana das teclas correspondentes num pequeno teclado.

  • Impressora Alphacom 32
  • A impressora Alphacom 32 era a versão americana da impressora Sinclair, comercializada na Grã-Bretanha pela Dean Electronics. Esta obedece aos comandos de impressão estandardizados do Spectrum. Era mais silenciosa do que a impressora padrão do Spectrum e podia imprimir até 2 linhas por segundo.

  • Cheetah 125+ Joystick
  • zx-spectrum-cheetah-125-joystick_1zx-spectrum-cheetah-125-joystick_2

    Foi feito no ano de 1986 pela Cheetah Marketing Ltd (UK) e o seu preço original era 8,95£.

  • ZX Microdrive
  • O ZX Microdrive, lançado em julho de 1983 pela Sinclair Research, era um sistema de armazenamento em fita magnética para o computador doméstico ZX Spectrum. Foi proposto como uma alternativa mais barata face à diskette, contudo este sofria de baixa fiabilidade e tinha uma velocidade menor. A capacidade mínima de armazenamento de um cartucho de fita do Microdrive era de 85KB e o preço do ZX Microdrive rondava as 26£.
    Comparação do tamanho de um cartucho de fita do Microdrive com uma cassete:

Emulador

Aqui é apresentado um emulador do ZX Spectrum onde podemos simular o seu comportamento desde o primeiro menu de interação após o computador ser ligado. Além disso, também nos permite jogar alguns dos seguintes jogos: Ant Attack de 1983; Everyone’s A Wally de 1985; The Hobbit de 1982; entre outros.

Jogos

No seguinte link apresenta-se uma lista de jogos, mais propriamente 1703 dos inúmeros existentes, que foram desenvolvidos para o computador ZX Spectrum: lista de jogos.

  • Top 10
  • 1. Elite (1985, Firebird Software)
    2. The Great Escape (1986, Ocean Software)
    3. Head Over Heels (1987, Ocean Software)
    4. Skool Daze (1984, Microsphere)
    5. Manic Miner (1983, Bug-Byte Software)
    6. R-Type (1988, Electric Dreams Software)
    7. Knight Lore (1984, Ultimate Play the Game)
    8. Atic Atac (1983, Ultimate Play the Game)
    9. The Way of the Exploding Fist (1985, Melbourne House)
    10. Football Manager (1982, Addictive Games)