Ipod Classico 3ª Geração | |
---|---|
![]() |
Fabricante | Apple Inc. |
Conectividade | FireWire |
Lançamento | |
Sistema Operativo | 2.3 |
Fonte de Energia | Lithium-ion battery |
Armazenamento | 30GB |
Ecrã | 160 x 128 px, 2 in (51 mm) |
Proprietário | Entrajuda |
Localização | Banco de Equipamentos |
História
Em 28 de abril de 2003, o CEO da Apple, Steve Jobs,
introduziu uma série de iPods “ultrafinos”. Um pouco menores que seus
predecessores, uma diferença mais notável foram as pontas mais oblíquas.
Durante a vida do iPod da terceira geração, a Apple produziu os modelos
de 10 GB, 15 GB, 20 GB, 30 GB e 40 GB.
Esses iPods usam um conector de 30 pinos chamados de “Dock Connector” — mais longos e planos que um plugue FireWire.
Isso permitiu o desenvolvimento de uma série de acessórios, como o iPod
Dock que a Apple introduziu na mesma época. A iPod Dock veio junto de
todos os iPods, exceto o mais barato, e também era vendida
separadamente.
O iPod da terceira geração apresentava quatro botões localizados
abaixo da tela. Os novos botões possuíam uma luz vermelha no fundo
(controlada pelas mesmas preferências da luz de fundo da tela),
permitindo um uso mais fácil no escuro.
Com o iPod da 3G, a Apple parou de produzir versões do produto diferentes para Mac e Windows. Agora todos os iPods vinham com seus discos rígidos formatados para uso no Macintosh; o CD-ROM incluído vinha com um utilitário para Windows que podia reformatá-los para uso com o sistema operacional da Microsoft. Esses iPods também introduziram conectividade USB, em alta-velocidade, mas somente para sincronização (com um cabo adaptador USB vendido separadamente).
Quando comprado através da loja online da Apple, a Apple Store,
começou a ser oferecida uma gravação personalizada na parte de trás do
produto. O cliente poderia ter duas linhas de texto gravadas a laser. Na época era cobrada uma taxa adicional, porém hoje em dia esse serviço é gratuito.
Apesar de modelos antigos provarem ter sido muito populares, após o
lançamento do modelo de terceira geração as vendas do produto
dispararam, combinadas de publicidade intensa e de celebridades que
fizeram que o iPod virasse um item fashion