Super Nintendo Entertainment System | |
---|---|
Lançamento: | 1990 |
Fabricante | Nintendo |
Família do produto | Super Family Computer – SFC |
Tipo | Consola de Videogame |
Geração | 4ª Geração |
CPU | Ricoh 5A22 a 3,58 MHz |
Gráficos | Ricoh 5C77-01(S-PPU1) e 5C78-03(S-PPU2 C) |
Controladores | 1 a 8 gamepads |
Conectividade | Modem (via XBAND ou Satel laview) |
Serviços on-line | Satellaview |
Retrocompa- tibilidade | Game Boy (via Super Game Boy) |
Antecessor | Nintendo Entertainment System, ou Famicom (versão japonesa) |
Sucessor | Nintendo 64 |
Proprietário | Entrajuda |
Localização | Banco de Equipamentos |
História
Super Nintendo Entertainment System, Super Sistema de Entretenimento Nintendo (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um consola de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) eAmérica do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.
O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home consola da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O consola apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outras consolas na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consolas domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consolas de videogame.
O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se a consola mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos, e em setembro de 2003, no Japão.