Super Nintendo Entertainment System

Super Nintendo Entertainment System
Super Nintendo Entertainment System
Lançamento: 1990
Fabricante Nintendo
Família do produto Super Family Computer – SFC
Tipo Consola de Videogame
Geração 4ª Geração
CPU Ricoh 5A22 a 3,58 MHz
Gráficos Ricoh 5C77-01(S-PPU1) e 5C78-03(S-PPU2 C)
Controladores 1 a 8 gamepads
Conectividade Modem (via XBAND ou Satel laview)
Serviços on-line Satellaview
Retrocompa- tibilidade Game Boy (via Super Game Boy)
Antecessor Nintendo Entertainment System, ou Famicom (versão japonesa)
Sucessor Nintendo 64
Proprietário Entrajuda
Localização Banco de Equipamentos

História

Super Nintendo Entertainment System, Super Sistema de Entretenimento Nintendo (também conhecido como o Super NESSNES ou Super Nintendo) é um consola de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) eAmérica do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Family Computer), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home consola da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O consola apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outras consolas na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consolas domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consolas de videogame.

O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se a consola mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos, e em setembro de 2003, no Japão.